Texto original: Sueli Longo (CRN3-3599)
Em um momento em que ciência e evidência científica passam a ser mais respeitados como norteadores das condutas para nossa saúde, fica o convite para voltarmos nossa atenção para a cozinha e refletir sobre a importância de nossas escolhas alimentares em nossa saúde.
É o momento certo para compreendermos que alimentos merecem respeito. Da mesma forma que nosso organismo merece atenção.
Respeitar os alimentos é um ato de sobrevivência individual e coletivo. Cuidar de nossa saúde uma necessidade primária e prioritária.
Alimentos e saúde caminham lado a lado em prol do
Cada um de nós tem o livre arbítrio de escolher o que seguir, desde que seja informado dos prós e contras de cada conduta e que assuma os riscos inerentes a escolha. Costumo orientar os pacientes que a melhor bussola é o bom senso. Pare e ouça com atenção. Analise se a informação faz sentido. Questione sobre os malefícios a sua saúde. Duvide de resultados rápidos. Lembre-se que a saúde e o bem estar são o resultado de nossas escolhas diárias.
Quer tornar sua alimentação mais saudável? Comece com a inclusão de legumes e verduras em seu almoço e jantar DIARIAMENTE. Se tiver dúvida sobre qual é o mais saudável, a resposta é simples: TODOS SÃO IGUALMENTE SAUDÁVEIS.
Em relação à quantidade ideal para consumo, que tal iniciarmos com a proposta de meio prato de legumes e verduras crus e cozidos? Se você já consome quantidades maiores do que essa, parabéns, cultive este precioso hábito! Legumes e verduras possuem BAIXO VALOR CALÓRICO e são RICOS EM NUTRIENTES. São alimentos VERSÁTEIS que podem ser preparados de diversas formas como sucos, sopas, recheios, entre outros.
VARIEDADE – esta é a palavra-chave para pensarmos nos benefícios deste grupo de alimentos. A brincadeira das cores (quanto mais colorido o prato, melhor) tem este foco, ou seja, variar os alimentos para poder aproveitar o que cada um deles tem de melhor.
Os principais BENEFÍCIOS deste grupo de alimentos estão relacionados aos nutrientes que apresentam em sua composição: fibras (saúde intestinal, saciedade), vitaminas e minerais (participam de grande parte das reações metabólicas que regulam o funcionamento de nosso organismo), compostos bioativos (contribuem para a prevenção de doenças).
Algumas Dicas:
Desafio:
Você conhece o SABOR dos legumes e verduras? Experimente esses alimentos sem utilizar temperos para poder identificar o gosto de cada um. Depois, se necessário, incorpore temperos que possam valorizar este sabor. Se o tempero utilizado se sobressair, você “errou na mão”, como dizem os nossos avós; da próxima vez diminua a quantidade.
Se você compreendeu a informação. Se as orientações fizeram sentido. Se você não identificou prejuízo a sua saúde ao criar este hábito. Comece hoje mesmo a organizar sua rotina de modo a incluir esta prática saudável em seu dia-a-dia.