Obesidade é uma doença crônica que merece ser tratada corretamente. Os índices preocupantes de excesso de peso e obesidade apresentados pela população mundial nas diversas faixas etárias exigem que cada um de nós se preocupe. E sinalizam que todos precisamos falar sobre este tema.
Em primeiro lugar é preciso compreender que esta doença requer tratamento. E deixar a solução para amanhã tem um preço alto no que diz respeito às complicações para a saúde. Deve-se olhar para o próprio corpo e enxergar que a questão não está restrita a padrões estéticos. Gordura corporal acima do recomendado é sinal de alerta para diabetes, hipertensão, doenças do coração, diversos tipos de câncer, entre outros.
Outro ponto importante é compreender que quando falamos de peso corporal temos um grupo de pessoas que estão com o peso e gordura corporal adequados mas apresentam algum tipo de insatisfação com a aparência e recorrem a tratamentos estéticos e nutricionais para atender uma expectativa de imagem corporal.
Outro grupo bem frequente é de pessoas que apresentam peso corporal adequado, porém com elevado percentual de gordura corporal e redução da massa muscular esquelética. O indivíduo "falso magro" requer maior atenção no acompanhamento. A começar por compreender que há um problema de saúde a ser tratado e que a estética virá a seu tempo.
Quando peso e gordura corporal estão acima do recomendado temos o diagnóstico de obesidade. Nestes casos, a massa muscular esquelética também é reduzida. O grau de comprometimento à saúde deve ser avaliado em função das complicações inerentes à esta doença. O tratamento visa ajustar os parâmetros antropométricos e normalizar os exames laboratoriais.
Manter um peso corporal saudável é recomendação mundial de saúde. Preste atenção no seu corpo e cuide dele com responsabilidade
Tratar a obesidade é um assunto muito sério!