Se você respondeu a esta pergunta identificando um alimento ou preparação específico, provavelmente não saiba distinguir fome de vontade de comer.
A sensação de fome é o “despertador” de nosso relógio biológico para sinalizar a necessidade de nos alimentarmos, assim como o mecanismo de saciedade nos orienta sobre a quantidade a ser consumida. Após uma refeição, independente do alimento consumido, a sensação de fome cessa.
Normalmente a vontade de comer está relacionada ao desejo de consumir um alimento ou preparação específico e não guarda relação direta com a necessidade fisiológica. Componentes emocionais e psicológicos estão presentes. Somente quando se consome o alimento do qual se está com vontade a sensação cessa total ou parcialmente.
Você tem fome ou vontade de comer?
Agora sim podemos falar sobre fracionamento da alimentação diária. O hábito de comer de 3 em 3 horas torna sua alimentação mais saudável? Não. A qualidade da alimentação não é medida pelo fracionamento, mas sim pelos alimentos que a compõe. Alimentos com maior teor de fibras conferem maior saciedade e possuem uma digestão mais rápida, ou seja, você come menos e após um tempo terá sensação de fome. Momento certo para realizar outra refeição. Diferente dos alimentos com maior teor de gordura cujo poder de saciedade é menor e o tempo necessário para digestão maior.
Para que os sinalizadores de fome e saciedade funcionem corretamente, você precisa resgatar o hábito de percebê-los e respeitá-los. Dica: faça escolhas saudáveis, aprecie o sabor dos alimentos, faça as refeições sem pressa, aprenda a perceber a fome e à saciedade. Fracione sua alimentação seguindo o que seu corpo sinalizar. Lembre-se que vontade de comer é diferente de fome.
Instituto Harmonie © | Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por:
Política de Privacidade