A aveia faz parte de um grupo de seleto de alimentos que consegue ser nutritivo, saboroso e versátil. No mercado encontramos três tipos de aveia cujas semelhanças e diferenças ocorrem em função do processamento da mesma.
Os FLOCOS são os grãos de aveia inteiros prensados, o que assegura a presença dos nutrientes da matéria prima.
O FARELO de aveia é extraído da parte externa do grão (casca), o que confere ao produto um teor de fibras superior ao encontrado na aveia em flocos.
Destaque para o tipo de fibra presente neste alimento - betaglucana -, cuja função é fazer com que carboidratos e gorduras sejam absorvidos mais lentamente.
Você deve estar se perguntando, para que isto é importante?
Mas a aveia em flocos não tem esta fibra? Sim, ela tem esta fibra, pois a prensagem é do grão inteiro, mas no farelo a quantidade é maior em função de a matéria prima ser somente a casca do grão.
A FARINHA de aveia é obtida pela moagem da parte interna do grão (descarta as fibras presentes na casca) o que a torna um alimento com quantidade maior de carboidratos do que o presente no farelo e nos flocos.
No que diz respeito a proteína, farinha e flocos de aveia possuem quantidade parecida. Não bastassem todas estas qualidades nutricionais, a aveia é utilizada em uma grande variedade de combinações e receitas que vão do doce ao salgado, do líquido ao sólido, da entrada à sobremesa e agrada a todos os tipos de paladar.
Que tal incluir a aveia em sua alimentação diária? Sua saúde agradece.
Auxiliar no tratamento do diabetes e das dislipidemias (colesterol e/ou triglicérides elevados).
Informação Nutricional da Aveia
Instituto Harmonie © | Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por:
Política de Privacidade