Desperdiçar menos, nutrir mais
O assunto de hoje é desperdiçar menos e nutrir mais! Você sabia que podemos tornar a alimentação diária mais rica em nutrientes usando partes de alimentos que costumamos jogar fora?
Estamos falando de talos, folhas/ramas, cascas e sementes que convencionalmente vão para o lixo por desconhecermos que podem ser consumidos ou por não sabermos ao certo como prepará-los.
Veja abaixo algumas sugestões – e se você já faz isso, deixe nos comentários alguma dica de uso ou receita. Afinal, boas ideias devem ser compartilhadas!
• Talos (acelga, beterraba, brócolis, couve, mostarda, salsinha, couve-flor): são boa fonte de fibra alimentar e contêm cálcio na composição. Ao prepará-los, utilize folhas e talos na mesma receita. Você também pode incluir os talos em ensopados de carnes e aves ou em sopas. No caso da salsinha, utilize-os no tempero de feijões, carnes, aves, peixes, sopas e refogados.
• Sementes de abóbora: rica em fibra alimentar (1 colher de sopa = 2,76 g) e proteína vegetal (1 colher de sopa = 2,78 g), se transforma em um delicioso aperitivo quando é torrada e temperada com ervas aromáticas.
• Folhas/ramas (beterraba, brócolis, cenoura, salsão): são ricas em fibra alimentar e fonte de cálcio. Use em receitas de refogados, recheios, saladas, molhos, sucos.
• Cascas (goiaba, maracujá, laranja e melancia) são fonte de fibra alimentar e podem ser usadas em compotas, doces e geleias.