Quando você consome alimentos fonte de carboidratos haverá, após a digestão dos mesmos, o processo de absorção, o qual desencadeará uma modificação na concentração sanguínea de glicose. Para facilitar sua compreensão, vamos imaginar que você foi contratado para fornecer glicose para a célula. Existem várias opções de fornecedores (alimentos fontes de carboidratos) que podem ser contratados para este trabalho. Ao ser contratado (consumido) o fornecedor (alimento) irá percorrer um trajeto que vai da boca até o intestino e durante este percurso a carga que ele possui de carboidratos será preparada para ser entregue. A absorção representa o processo de entrega da glicose para a corrente sanguínea.
Vários fatores contribuem para que o trajeto seja mais rápido ou mais lento tornando assim a resposta glicêmica variável, ou seja, dependendo de qual fornecedor (alimento) você contratar (consumir) haverá uma variação na velocidade do trajeto e, portanto na entrega da glicose para a corrente sanguínea.
O índice glicêmico (IG) é um dos indicadores que irá informar com que velocidade esta entrega será realizada. Alimentos com alto índice glicêmico entregam a glicose de forma mais rápida e alimentos com baixo índice glicêmico demoram mais para realizar esta entrega. Diversos fatores inerentes ao alimento interferem no valor do índice glicêmico. O mesmo ocorre com relação à forma de preparo e na associação entre alimentos em uma mesma refeição.
A velocidade e a quantidade de glicose entregue desencadeiam respostas fisiológicas que estão associadas com a manutenção da saúde, mas também guardam relação com doenças.
A “neurose” existente, na atualidade, em relação a este indicador faz parte do arsenal de informações indevidamente utilizadas que contribui com o chamado terrorismo nutricional.
COMO LEVAR TODAS ESTAS INFORMAÇÕES PARA SEU PRATO: Mantenha em sua alimentação diária alimentos fontes de carboidrato como legumes, verduras, frutas, cereais, grãos e leguminosas. Prefira as versões integrais de massas, pães, biscoitos (observe na rotulagem o teor de fibras na porção dos alimentos). Reduza o consumo de alimentos e preparações açucarados.